12 de outubro de 2010

. às vezes, insônia é bom .

. é possível que se confunda o que seja poesia . é possível até que poesia não seja nada do que parece ser . tudo é possível em poesia . porque dizem que ela vem do caos . dizem que ela vem do abismo de si . dizem que é uma questão de sentir . de tocar não só com a pele . de ver não só com os olhos . e principalmente de calar . eu não acho que a poesia vem pra dar beleza as coisas não . acho que a poesia vem pra te fazer vomitar . vem pra te fazer se confundir . vem que nem murro no estômago . poesia não rima com delicadeza . nem necessariamente com tristeza . mas acho que poesia é concretude de ironias . de sarcasmos . essa coisa toda que dói sem nome justamente porque parece não rimar . até porque poesia não tem que rimar . poesia vai além das palavras . dos sentidos . de qualquer coisa . sei lá . poesia talvez seja não saber . não saber de nada . nem onde pisar . é não ter casa . não ter roupa . não ter o que comer com fome . não ter aonde se confortar . não ter razão . e mesmo assim continuar... . continuar a fazer o que o corpo já não aguenta mais . acho que poesia é ver a dor doer . é sentir por onde ela passa . é olhar e ver . até se sufocar . até que na vertigem o corpo caia em si e seja outro . acho que poesia é cutucar ferida . pra ver até onde o corpo aguenta . acho que poesia realmente não quer embelezar nada não . pelo contrário . mas também pode não ser . e nem me importo . o que me importa é que a poesia vem pra dizer que a vida não mente . tendo razão ou não . a vida não disfarça . não há tempo pra farça numa coisa que dura tão pouco tempo . o tempo de um sopro . um segundo de infinito . nem importa . porque poesia existe ali independente . poesia é . e isso é coisa que gente não saber fazer . gente finge . usa utensílios . dispositivos de ação . de atuação . é isso... . gente atua o tempo todo . todo mundo . gente interpreta . coisa que poesia não faz . poesia não quer dizer nada . não quer dar significado às coisas . ela não se preocupa com questões de entendimento . a questão é justamente não entender . porque entender a dor não faz ela passar . a coisa toda fica guardada nas vísceras... . poesia é o sangue que sai fedendo pela boca quando se recebe um murro no estômago . mesmo que poesia não seja nada que entre ou saia porque ela já está . lá . entre tudo . todas as coisas . mas é que eu acho engraçado falar de poesia como algo que se entenda . como algo que se busque sentido ou significado . a poesia se escreve . se inscreve . por ela mesma . se desenha indefinida sem contornos no vento . poesia vai . não sai de dentro . não se captura . poesia não é lugar . muito menos lugar seguro de pisar . porque poesia não se pisa . é ela quem pisa em você . não importa mais uma vez . é que de vez em quando é bom divagar . devagar . mas indo simplesmente . pra lugar nenhum . pra nenhum lugar... . mais uma vez: obrigada a falta de sentidos ,

Nenhum comentário: